A VIPEC EVO 12 110 MM da Fritschi é uma binding de esqui de turismo que regressa este ano ainda mais impressionante. A sua facilidade de ajuste e segurança foram amplamente melhoradas para permitir que os freeriders se concentrem na diversão.
As alterações foram efectuadas no para-choques e na peça do calcanhar. Graças ao batente fixoe a uma indicação visual, a biqueira do sapato encontra naturalmente a sua posição de ajuste ideal . Basta um ligeiro toque para que o sistema feche, graças aoencaixe preciso das alavancas dos pinos nas inserções. Desta forma, o movimento é semelhante ao de colocar uma ligação de esqui alpino.
A cinta rígida não rotativa aumenta a precisão e a maneabilidade. Ao contrário de outras fixações com inserções, o fluxo de forças gerado durante as curvas não é interrompido. O calcanhar mantém a sua estabilidade lateral em todos os momentos.
Do ponto de vista da segurança, os riscos são minimizados em caso de queda para a frente, uma vez que o fecho permite a libertação imediata da bota em caso de queda frontal.
Na paragem, as duas pastilhas são fixadas a um carro que atravessa a fixação. Este pode deslizar lateralmente em qualquer um dos lados do quadro, mas é mantido no lugar por uma mola. Isto proporciona uma elasticidade de libertação lateral de 13 mm antes de o sapato ser libertado através da abertura dos pinos para o valor DIN definido no batente.
Este binding é equipado com 2 cunhas de escalada e entregue nesta versão com um ski stop de 110mm de largura.