undefined

COMO ESCOLHER MEUS PÉS DE GATO?

Os escaladores encontram a dificuldade de escolher os pés de gato ideal para escalar! Entre modelos, marcas, forma, conforto, tamanho: as diferenças são evidentes. Como em qualquer esporte, você terá que encontrar o melhor compromisso para sua prática e seu nível de experiência. Com a gama de sapatos de escalada que enchem as prateleiras, sua escolha terá que ser guiada por seu conhecimento e sua utilização, podendo variar entre uma falésia, sala de escalade indoor e boulder. Vamos dar uma olhada nos diferentes elementos que os compõem para entender melhor seu papel.


Pés de gato, elementos-chave

Vamos entender os elementos que compôem os pés de gato:

  • A forma: eles podem ser simétricos ou assimétricos.
  • Amarração: elástico, velcro ou atacador.
  • Rigidez: sua rigidez para se modelar ao redor do rochedo.
  • O arqueamento : plano ou encurvado
  • Borracha: mais firme ou menos firme que impacta na durabilidade do produto .
  • Material de composição: sintético ou couro. Cada matéria fornece suas vantanges e incovenientes. Portanto isso pode variar dependendo do escalador, uso, experiência, nível, expectativas em termos de progresso, mas também de conforto.!

A forma dos pés de gato

Há dois estilos principais em lojas especializadas: o reto e o assimétrico. A primeira é uma forma clássica de sapato, enquanto a segunda é mais curvado. Este último está, portanto, fora do centro em relação ao eixo do pé.

Um par de pés de gato com um ponto central permite o uso de todos os dedos dos pés, o que é recomendado em boulder ou numa sala de escalade indoor.. Por outro lado, se estiver focado no dedo grande do pé, lhe dará mais precisão e mais força em pequenas agarras.

Alguns dizem que o sapato plano é para iniciantes (que procuram conforto), enquanto a versão assimétrica é para escaladores mais experientes que procuram desempenho.

É preciso então escolher os pés de gato o mais adequado para o seu tipo de pé e prática. Da mesma forma, o tamanho este é um eterno debate entre os escaladores. É claro que você precisa que sejam justos, mas não adianta pegar um sapato três tamanhos menores e sofrer em cada passo...

COMEÇANDO A ESCALAR, QUAIS PÉS DE GATO DEVO ESCOLHER?

Para começar a escalar, recomendamos modelos flexíveis e retos. Por um lado, para maximizar o conforto, e por outro lado, para ter uma melhor sensação dos pés na rocha. Após algumas sessões, você pode mudar para modelos um pouco mais ousado em temos de arqueamento e material.


Fechamento: avantages e desavantagens

Encontramos três modelos diferentes de amarração :

  • Pés de gato com elástico;
  • Pés de gato com velcro;
  • Pés de gato com atacadores.

Os Pés de gato com elástico são frequentemente a primeira escolha dos entusiastas da escalada. Eles são fáceis de colocar e podem ser removidos rapidamente, o que pode ser útil quando na sala de escalada indoor ou no boulder permite retirá-los facilmente dos pés para aliviar a compressão e arejar? No entanto com o tempos o elástico vai estirando e perdendo sua utilidade de manter os pés bem firmes dentro das sapatilhas.

Os pés de gato com velcro, muitas vezes é um pouco mais caro de se comprar. Entretanto, com o tempo, o velcro vai se desfazendo de tanto abrir e fechar que diminuiu a compressão dos pés.

E por último os pés de gato com atacadores oferecem uma amarração mais precisa. Os atacadores oferecem um suporte de pé ultra preciso e desgastam-se pouco com o tempo (eles podem ser substituídos!). Sua desvantagem número um: o tempo que leva para calçar o sapato. É por isso que eles normalmente são utilizadosfalésia que na escalada indoor.

SINTÉTICO OU COURO?

Após alguns dias de desconforto, a parte superior irá ceder mais ou menos, dependendo do material. O couro vai ceder mais do que o sintético, assim que recomendamos que considere isso ao escolher o tamanho dos seus pés de gato.


Rigidez e arqueamento: para os quais práticas?

rigidez de um sapato determinará o uso da força do dedo do pé. Um modelo macio será muito confortável em boulder ou na sala de escalada indoor, dando a sensação de escalar "descalço". Para escaladas em rocha, falésias, o sapato mais rígido lhe permitirá o agarre mais facilmente, sem forçar os dedos dos pés. No entanto, por sua rigidez você sentirá menos a aderência.

Por fim, o arqueamento lhes dá um olhar muito agudo. No entanto, o pés de gato não são mais "técnicos". Com sua forma arqueada, eles são destinados a penhascos, e especialmente a encostas. Sua forma permite um agarre com mais aderência, projetados para precisão e desempenho.

Os pés de gato incômodos ou inadequados estragarão definitivamente suas viagens de escalada. Escolher os sapatos de escalada corretos é, portanto, essencial. Forma, fechamento e rigidez são os três critérios-chave para fazer a escolha certa.

OS TRÊS PONTOS-CHAVE A SEREM LEMBRADOS AO ESCOLHER OS SAPATOS DE ESCALADA:

  1. O tipo de amarração: os pés de gato com elástico são mais práticos, os cadarços oferecem um aperto mais preciso.
  2. Reto ou assimétrico: o sapato de escalada deve ser adaptado à morfologia do pé.
  3. A rigidez oferece mais precisão e força às custas do tato.