undefined

Escolhendo um fogão à gás para suas aventuras!

Para ir fazer caminhadas ou desfrutar de um fim-de-semana na montanha o fogareiro é obrigatório. Por isso é melhor fazer a sua escolha com sabedoria e assim seguir os nossos conselhos sobre qual fogão escolher para acampar ou para o seu bivaque.


Escolhendo um fogareiro!

Quando se faz uma trilha ou caminhada, cada kilo é contado minusciosamente. Portanto, antes de escolher o seu fogão de campismo ou bivaque, aqui algumas dicas para ajudar a decidir qual modelo comprar:

Existe diferentes elementos a considerar qunado vamos escolher um fogareiro para caminhada , e isso pode variar também pelo tipo de lugar e prática esportiva:

  • De que velocidade de preparação preciso?

Os fogareiros variam entre a consumação de combustível como também sua finalidade. Portanto, antes de fazer sua escolha, veja se vai precisar de um fogareiro para caminhada mais possante que faz ferver a água rapidamente ou um modelo mais lento que lhe permita ferver seus preparativos.

Depedendendo da finalidade e espaço na mochila, o peso e volume pode ser determinante na sua escolha.

  • Para quantas pessoas vou cozinhar?

Questão-chave para escolher um fogão para acampar cujo tamanho será perfeitamente adaptado às suas necessidades.

  • Vou viajar ao exterior com o meu fogareiro?

Alguns fogões à gás requerem cartuchos de combustível específicos que podem ser difíceis ou incompatíveis com outros países. Assim que antes de viajar verifique se pode encontrar o combustível no país de destino. Viajando ao exterior com seu fogão à gás pode ter algumas outras restrições quando transportado em avião. Veja as opções de combustível universal.


As vantagens do fogão a gás

© Photo Jet Boil Emily Sierra

O fogareiro à gás é certamente o modelo mais conhecido pelos aventureiros. Funciona com recargas de de gás propano, butano ou isobutano. Compacto e fácil de usar, permite viajar leve e com um rendimento razoável de utilização de gàs. Viajando ao exterior, escolha um fogão para bivaque compatível com o cartucho de válvula com rosca padrão internacional encontrado na maioria dos fabricantes. Poderá separar a sua recarga do fogão para optimizar o armazenamento na sua mochila mesmo porque muitas empresas aéreas não deixam despachar esse combustível..

Para uma maior flexibilidade na escolha do fornecimento de combustível, existem também fogareiro « duo ». Estes estão disponíveis tanto para cartuchos de válvulas de encaixe e ou rosca. Além disso, o destino e temperatura local pode influenciar também na compra do seu fogareiro . O gás butano torna-se quase inutilizável em temperaturas abaixo de 0°C. Para evitar encontrar-se sem um incêndio no meio de um bivaque, prefira uma mistura de isopropano e propano ou opte por uma fogareiro com cartucho invertido. Este tipo de queimador é ligado por uma mangueira flexível e a posição invertida da recarga permite uma melhor mistura dos gases.

Os cartuchos inversos são também uma boa forma de garantir que tem um fogareiro de camping muito estável, uma vez que o tripé do queimador repousa directamente no solo, o que permite aquecer panelas maiores.

É bom saber: fogões práticos 2 em 1 a gás!

Graças a estes fogões optimizados, a chama e o recipiente são mantidos em um único utensílio. Prático para lidar com temperaturas abaixo de zero e optimizar o armazenamento da sua embalagem, mas a velocidade de aquecimento é bastante longa, uma vez que a maioria destes modelos está equipada com um distribuidor de calor.


O fogão multi-combustível: o aliado dos globetrotters

Como o seu nome sugere, o fogão multicombustível funciona com diferentes combustíveis líquidos tais como querosene, álcool, gasolina ou mesmo gasolina. É portanto o fogareiro de bivaque ideal para os aventureiros, uma vez que estes combustíveis podem ser encontrados em todo o mundo. Nesta família de fogões, devemos distinguir dois ramos :

  • Fogões a gasolina: requerem gasolina convencional ou sem chumbo, gasóleo, querosene ou querosene para funcionar.
  • Combustíveis líquidos e fogões a gás: funcionam com todos os combustíveis acima mencionados, mas também com cartuchos de gás com válvula roscada.

A principal vantagem do fogareiro de trilhas é que pode funcionar mesmo em temperaturas extremas porém uma utilização mais complexa. Finalmente, é também o fogareiro de camping mais caro mas um combustível mais rentável, Assim que ao longo prazo pode ser um bom investimento.

É bom saber: acendimento automático, uma opção interessante!

Ao embarcar nas suas aventuras, um isqueiro na mochila, é um artigo quase imprescindível. Alguns fogareiros, ou fogão à gás são equipados com um acendimento automático. Graças ao pequeno botão que libera a faísca e acende a chama sem utilização de um isqueiro!

Para poder divertir-se após um longo dia de desporto, é necessário escolher um fogão de campismo ou bivaque cujas especificações técnicas se adaptem ao seu local de férias. Portanto, escolha sem pressa!

Os três pontos-chave a lembrar ao escolher um fogão de campismo ou bivaque:

  1. Antes de escolher o seu fogão de campismo , faça a si mesmo as perguntas certas para encontrar o sistema, tamanho, peso e utilização.
  2. Há duas famílias principais de fogareiros para bivaque :os fogareiros à gaz e fogões multi-combustível.
  3. Se pretende viajar ao exterior com o seu fogareiro de caminhada, não se esqueça de verificar a disponibildiade de recarga no país de destino.