Para facilitar o seu progresso em todos os tipos de terreno, não se esqueça de escolher bastões adequados para caminhadas e trekking.
O bastão de uma haste tem apenas um eixo e, portanto, não é dobrável nem retráctil. Pode ser incómodo quando estiver em uso, ou para guardar no saco. Por outro lado pode ser mais resistente e mais leve que outras versões de bastões. A escolha de bastões para caminhada dobrável permitirá que guardá-los facilmente quando não estiverem sendo utilizados.
Se o terreno onde for é plano e utiliza apenas com um apoio nas sua caminhadas e prefere o bastão de caminhada de uma haste, eles deverão escolhidos de acordo com sua altura.
Os bastões dobráveis ou retrácteis, podem ser ajustados em cerca de 20cm para mais ou menos, assim que veja o máximo e mínimo de cada bastão antes de comprá-lo.
É bom saber: como ajustar o seu bastão de caminhada:
Para escolher um bastão, o seu cotovelo formará um ângulo de 90° recto com o seu antebraço. Use essa referência para escollha do tamanho dos seus bastãoes de caminhada.
© Photo Millet - Matt Georges
Existge três tipos de ajustes de um bastão:
Depois de ter escolhido o tamanho dos seus bastões de trekking basta ajustar a altura desejada e fechar no sentido horário. Muito práticos de usar, estes bastões de caminhada aconselhamos para aqueles de fazem caminhadas ocasionalmente.
Os tubos são retrácteis e você poderá travar na altura desejada. Esses modelos por sua vez, são fáceis de posicionar e armazenar. Se precisar de bastões que resistam a fortes apoios, como em descidas ou se tiver uma armação grande, recomenda-se que escolha bastões para caminhadas com este sistema de ajuste.
Os bastões com três partes, ou muitas vezes conhecidos com “z” são bastões dobráveis. Eles podem variar entre botão ou trava, mas esse garante que ocupem o mínimo de espaço quando armazenados.
Pode escolher entre dois materiais para os seus bastões de trekking:
Escolhendo bem a empunhadura: Elas serão o ponto de contacto com suas mãos, assim que priorize o conforto e aderência. O plástico pode ser uma solução para passeios ocasionais. As versões em borracha são duráveis e baratas, e são também confortáveis para passeios de média intensidade. Espuma e cortiça absorvem a transpiração, mas são mais frágeis e também mais caros. No entanto, não encontrará nada mais confortável. Em qualquer caso, não se esqueça das correias!
Escolhendo as ponteiras: os modelos em aço são mais acessíveis, mas desgastam-se muito rapidamente. Para uso intensivo, o tungsténio proporciona resistência e aderência.
Seja nas planícies ou nas montanhas, é importante escolher bastões de caminhada ou de trekking que melhorarão a sua estabilidade ao subir, dando-lhe apoio extra, mas também ao descer, impedindo-o de escorregar. Além do que indispensáveis nos momentos de cansaço!
Três pontos-chave para a escolha de bastões de caminhadas e trekking: