undefined

COMO ESCOLHER OS BASTÕES DE TRAIL?

Se os bastões te ajudam na sua performance, poderíamos então dizer que qualquer bastão ou bengala pode servir, no entanto, um bastão técnico indidcado e específico para essa utilização fará a diferença. Siga nossos conselhos para escolher os bastões ideais para você.


Por que correr com bastões de trail?

Os bastões estão cada vez mais populares nas corridas de trail, e por uma boa razão! Correr com os bastões diminui o esforço e protege as articulações.

Numa subiba a utilização dos bastões faz com você transfira parte do esforço para a parte superior do corpo, e diminui a tensão dos músculos inferiores, mantendo ao mesmo tempo uma boa velocidade.

Já na descida, a utilização principal será de estabilizar o corredor. Além disso, permite que o busto se posicione em momvimento de descida mas sem inclinação do mesmo. Esta postura ajuda na velocidade.


Escolhendo seus bastões:

© Photo Leki

No mercado, existem dois tipos de material para a pega: espuma ou cortiça. Os bastões com a pega de espuma pode ter um preço mais atrativo. Esse material é leve, adaptam-se bem à mão e absorvem a transpiração. Com o tempo, contudo, podem começar a se desfarezem.

O outro material de cortiça, é natural podendo ser considerado mais nobre. As manoplas de cortiça são particularmente confortáveis e expelem a transpiração das mãos. São geralmente bastões mais caros e recomendado aos corredores regulares.

Os bastões com o punho de cortiça são também mais confortáveis para usar.

Um outro ítem importante é o tipo de alça do bastão. Você deve considerar isso na escolha do seu bastão . Entre os grupos de discussões de corredores de trail, sempre terá esse debate entre qual é o melhor tipo de alça de bastão. Existe hoje a alça simples e uma alça acoplada com uma "luvinha" semi-aberta.

De toda forma as alças para os bastões são imprescindíveis independente do tipo que preferir. Elas permitem posicionar a mão em lugares diferentes, disponibilizando diferentes maneiras de segurá-las, por exemplo a mão fechada como abrir a maçaneta, ou inclinação do punho e etc....

Já a alça luvinha,fazem para te uma inovação ligeiramente mais técnica, destinada aos corredores experientes, pois uma das suas maiores vantagens é a ganho de tempo pois elas possuem um encaixe que rapidamente se prende ao bastão. Isso sem mencionar que pelo fato de serem bastões mais técnicos, possuem um conforto e durabilidade.

Alças x Luvinha: prós e contras

  • Alça: económico, simples, podendo causar irritamento em longas distâncias.
  • Luvinha: confortável, prática, eficiente, mais cara, pode incomodar nas bases de apoio.

Bastão simples, dobrável, telescópico: qual o melhor tipo a escolher?

© Photo Guidetti

Após debatermos a escolha entre espuma e cortiça, ou entre a correia, alça de pulso, e a luva, resta escolher o tipo de haste. Dois requesitos não podem faltar nessa escolha são: a forma e composição do material.

Como os bastões de caminhada os de trail existem em três diferentes tipos: o bastão simples single-pole trail trail, os bastões telescópicos para trail e os bastões dobráveis.

bastão simples normalmente mais resistente do que a sua versão dobrável. A utilização dele é permanente, ou seja, durante toda corrida. Recomendado para longas distâncias sem muitos obstáculos.

Para a utilização dos bastões de trail em um terreno mais desafiador os bastões telescópicos serão mais adequados. Há possibilidade de dobrá-los e guardá-los quando não estiver utilizando.


Escolhendo o material de composição da haste do seu bastão:

escolha dos bastões de trail podem ser determinadas pelo: o tipo de material que compõe o bastão. Isto impacta no conforto, funcionamento, estabilidade e no esforço gerado.

Os princia«pais materiais encontrados no mercado são: alumínio e carbono. O alumínio, é um material económico, encontrado facilmente nas marcas mais variadas. São sólidos e um pouco mais pesado que os de carbono. São 100% confiáveis, podendo ser utilizados tanto na subida como na descida.

Os bastões de trail feitos de carbono, são considerados de alta qualidade. São leves,Leves e não cansam os braços. Além disso, são suficientemente flexíveis para absorver o impacto. No entanto, um pouco mais frágil que o alum+inio podendo a longo termo ser menos menos.


A ponta bastão: quão importante?

Surpreendentemente, mesmo que não proporcione qualquer conforto particular, a ponta do bastão é a parte mais importante. Simplesmente porque é o único ponto de contacto com o solo. Assim que um detalhe extremamente importante na hora de escolher o seu bastão de trail.

Considere um bastão em que a ponta pode ser trocada em caso de desgaste, assim não terá uqe comprar um bastão novo. Informe-se sobre a disponibilidade de peças de substituição antes da compra.


Escolhendo um bastão de trail de acordo com meu tamanho

Se estiver comprando online, você pode calcular sua altura por 0,67m e dará a medida aconselhada para seu bastão. Um boa referência equivalente a dois terços do seu tamanho.

A escolha de um bastão de é crucial para o desempenho. Um pequeno desconforto no início da corrida (má posição das mãos, tamanho errado, tecidos irritantes e vibrações...) podem transformar em dores . Por isso a importância de estudar cuidadosamente as características do seu bastão antes de comprá-lo.

OS TRÊS PONTOS-CHAVE A RECORDAR SOBRE COMO ESCOLHER UM POSTE DE TRILHOS:

  1.  Escolha um bastão simples para utilização dele durante toda a corrida. Para o uso em momentos específicos, os bastões os dobráveis e telescópicos serão mais práticos.
  2. Punho, eixo e ponta: a qualidade dos materiais variam em função do seu orçamento.
  3. Bastão de trail = minha altura x 0.67.