undefined

COMO ESCOLHER UMA HEADLAMP, LANTERNA DE CABEÇA?

Ver e ser visto enquanto suas mãos estão livres, esse é o objetivo das lanternas de cabeça. Descubra os nossos conselhos sobre como escolher a frontal, headlamp de acordo com sua prática esportiva.


Critérios para escolher uma headlamp, lanterna de cabeça!

Há cada vez mais modelos nas prateleiras, certamente não é fácil de decidir qual lanterna de cabeçaescolher. Para simplificar isso, baseie-se em três critérios simples:

  • Luminosidade;
  • Autonomia;
  • Praticidade.

A luminosidade das lantenas de cabeça conhecidas também como headlamp ou frontal é expressa em lúmenes. É, portanto, uma medida da intensidade máxima que a luz se propaga. Isso pode variar de 50 lúmenes, com os mais potentes indo além dos 300 lúmenes.

Outro ponto interessante é a largura do raio da luz protejada. A maioria das lâmpadas oferece dois modos: iluminação focada e difusa. O primeiro modo é utilizado para focar o feixe de luz para algo mais distante. Já a luz mais focada para os que está mais próximo do seu passo. É de notar que quanto mais lúmenes a lanterna de cabeça tiver, melhor você verá. Por outro lado, poderá consumir mais energia da bateria.

Isto leva-nos ao outro ponto que é duração da bateria. Para uso ocasional (leitura, campismo...), algumas dezenas de minutos serão suficientes. Por outro lado, para uma corrida nocturna, serão necessárias várias horas de autonomia. A maioria das lâmpadas funcionam a base de pilhas, ou também por baterias. Em todos os casos, a autonomia anunciada pelo fabricante corresponde à duração máxima de utilização. Nota-se que a duração máxima, mas é considerada com a intensidade máxima de luz. Isto significa que no início, a lâmpada utiliza a sua alta na potência e no fim de sua carga o feixoede luz será mais fraco.

E por úlitmo o terceiro critério para escolher uma lanterna de cabeça é a sua facilidade de utilização. A maioria dos modelos tem apenas um botão. Pressão curta, pressão longa, duplo clique: cada tipo de pressão de botão corresponde a uma mudança de modo. Verifique se o manuseio é facil de operar e que seja lógico. Considere também que possa utilizar um par de luvar em algumas modalidades esportativas. Adapte as opções de uso de acordo com sua necessidade: modo difuso, concentrado, potência total, intermitente, SOS e etc.

A LUZ VERMELHA.

Alguns modelos estão equipados com uma luz vermelha. Indetectável pelos animais, a utilização de uma lanterna de cabeça com luz vermelha permite observar a vida selvagem sem ser vista.


Pilhas ou bateria: a escolha

Existem dois tipos de carga de bateria: pilhas e ou baterias. Entre as pilhas dê preferência ao usso de pilhas alcalinas, que são um pouco mais caras mas duram mais tempo. Deve sempre lembrar-se de levar consigo pilhas extrass para que não acabe no escuro!

A outra opção de fonte de energia para suas lanternas de cabeça são as baterias. Não se deve esquecer de o recarregar, ou de ter uma segunda bateria como reserva. Em áreas remotas, pode ser utilizado um carregador solar. Ideal para recarregar a sua lâmpada onde a electricidade é escassa, o carregador solar é uma alternativa ecológica às baterias. No entanto, o tempo de carregamento pode ser mais longo do que com uma tomada elétrica. Para aqueles que preferem ainda mais uma energia alterativa pode utilizar a lanterna de cabeça com o dínamo! Impossível ficar sem bateria!

Alguns modelos oferecem uma fonte de energia que é acoplada na parte traseira da cabeça. Estes são os modelos mais adequados para uma utilização prolongada (várias horas).

A CINTA ELÁSTICA PARA A CABEÇA

Anexado a uma faixa de cabeça elástica, as lanternas de cabeça deve ajustar-se perfeitamente à forma do seu crânio, especialmente se o utilizar para actividade dinâmica. Não hesite em experimentá-la com o capacete, gorro e ou outro acessório que planeje utilizar.


Que lanterna de cabeça para acampar?

À medida que o sol se põe no acampamento, é o momento de se preparar com a lanterna de camping. Para este tipo de actividade, uma intensidade de 50 a 100 lúmens será suficiente, permitindo a sua utilização durante um longo período de tempo antes da recarga. Uma lâmpada alimentada por bateria não é um problema se estiver a acampar perto de uma fonte de electricidade. Para bivouacs em lugares remotos, as pilhas são preferíveis.


Caminhadas: que lanternas de cabeça escolher?

Vai sair para desfrutar do ar fresco e do silêncio de um passeio matinal? Ou a caminhada continuou muito depois do sol se ter posto? A lanterna de cabeça pode ser útil para os aventureiros. Para utilização a curto prazo (menos de uma hora), uma lâmpada de 100-150 lúmen é suficiente para iluminar o caminho. Escolha um modelo leve para um conforto óptimo.


Escolher um lanternas de cabeça de alpinismo

Para aqueles que enfrentam os picos mais altos, a praticidade pode ser um factor muito relevante, especialmente quando se manuseiam com luvas. A mudança de modos e intensidade de luz deve ser fácil. Com relação à intensidade luminosa, é necessário um mínimo de 160 lúmenes.

Outro ponto específico são as condições meteorológicas. Idealmente, deve optar por um lanterna de cabeça de alpinismo com bateria a lithium. Este tipo de bateria é mais eficiente em condições frias. Os modelos com o carregador acoplado podem ser estudados para uma maior autonomia em expedições que duram vários dias, mantendo ao mesmo tempo um elevado nível de conforto de utilização.


Lanternas de cabeça para corridas de trails

Aqui, a ergonomia e o conforto são os dois critérios mais importantes. Não há nada mais irritante do que uma lâmpada que desliza na cabeça, incomoda e ou atrapalha a cada passo! Deve estar perfeitamente adaptado à morfologia craniana e aguentar-se durante a corrida.

Os modelos conhecidos como “Reactive Lightning” são particularmente recomendados para trails, uma vez que se adaptam (graças a um sensor) às condições de luz. Sendo assim economizará bateria ajustando automaticamento à necessidade de luz. A sua lanterna de cabeça sendo mais prática poupará pequenas pausas para ajustá-la ou um tropeço enquanto a ajusta.

Prefira um mínimo de 200 lúmenes para que tenha uma boa iluminação para ver e ser visto, mas também para evitar ramos e raízes no seu caminho!

Com base nos três critérios: autonomia, iluminação e ergonomia, torna-se mais fácil encontrar o seu caminho através dos diferentes modelos e escolher o lanternas de cabeça mais adequado à sua actividade. Tudo o que resta a fazer é experimentar a cinta elástica da cabeça para ter a certeza de que é confortável e que se adapta à forma da sua cabeça e estará pronto para partir!

TRÊS PONTOS-CHAVE A LEMBRAR AO ESCOLHER UMA LANTERNA DE CABEÇA :

  1. A intensidade da iluminação é indicada em lúmenes ;
  2. escolha de uma lanterna de cabeça depende da sua actividade desportiva;
  3. A facilidade de utilização é um critério chave quando escolher uma lanterna de cabeça .