A corrida é um esporte acessível para todos, mas ainda é necessário ter as sapatilhas adequadas. Como escolher o seu primeiro par, ou qual outro modelo será mais adequado à sua progressão, para tudo isso siga o nosso guia!
Mesmo que invista no modelo com o melhor desempenho do mercado, terá de trocar suas sapatilhas de corrida regularmente. De facto, é impossível minizar o desgaste natural dos seus sapatos que são desafiados por diferentes aspectos:
Naturalmente, as condições meteorológicas podem afetar também na troca das usas sapatilhas de corrida. A chuva e lama podem enfraquecer a malha das suas sapatilhas e criar humidade na palmilha, o que pode levar à fricção, à redução do conforto e à necessidade de investir em novos pares.
É BOM SABER: CORRER COM SAPATOS DESGASTADOS É ARRISCADO!
Mudar os seus sapatos de corrida a tempo evitará inconveniente como bolhas e certtos desconfortos, como também reduzirá o risco de lesões no tornozelo, joelho e outras partes do corpo.
Cada corredor é diferente e não há regras fixa para quando deve-se trocar os seus sapatos de corrida . Especialmente porque também depende da qualidade dos materiais dos seus formadores. A fim de melhorar o seu desempenho, tornam-se cada vez mais leves e por vezes também mais frágeis. Dependendo da marca e do modelo, encontrará um número de quilómetros de orientação após o qual poderá mudar os seus sapatos de corrida que varia enormemente. Para os modelos mais leves (entre 250 e 300 g), um tempo de vida de 500 km parece razoável, enquanto acima de 300 g, pode por vezes correr até 1000 km com o mesmo par!
Ao nível do tecido, existem sinais óbvios, tais como os buracos que lhe dirão quando mudar os seus sapatos de corrida . O desgaste no interior do tecido, especialmente à volta do tornozelo, é um sinal a ter em conta, uma vez que pode levar rapidamente a bolhas.
Para verificar o desgaste das solas, coloque os seus treinadores lisos, lado a lado. Se um deles está inclinado para fora ou para dentro, ou pior, ambos, é o tempo para mudar os seus sapatos de corrida . Em geral, assim que a superfície debaixo do seu sapato começa a alisar, é altura de comprar um novo par de sapatos de corrida, uma vez que o amortecimento se torna menos eficaz. Não se esqueça de prestar atenção a como se sente e a qualquer desconforto muscular ou ósseo que aparece subitamente: pode ser causado pelo uso e desgaste dos seus sapatos.
Ter bons sapatos de corrida é essencial para fazer de cada sessão de treino uma sessão de sucesso. Por isso não descure este factor e lembre-se de mudar os seus sapatos de corrida assim que eles mostrem sinais de fadiga: é a melhor maneira de correr em boas condições!
TRÊS PONTOS-CHAVE A LEMBRAR QUANDO DEVE MUDAR OS SEUS SAPATOS DE CORRIDA: