uando correr se torna uma verdadeira paixão e você sai por muito tempo, é tentador comprar um relógio cardio GPS. Explicamos qual relógio escolher para correr e porque é muito mais do que apenas um acessório.
Se a função principal de um relógio é dizer as horas, escolher um relógio para correr significa encontrar o acessório que lhe permitirá controlar o seu desempenho e assim progredir. Quando começa a correr, ter um aplicativo de apoio, ajudará a controlar e monitorar diferentes perfomances e mostrar rapidamente seu desempenho com base em dados registrados. Por isso a importância de um relógio cardio.
Para poder acompanhar o seu treino a longo prazo, é aconselhável escolher um relógio de desporto de corrida. Ao terminar a corrida, basta descarregar os dados num computador e acompanhar seu progresso. Em qualquer caso, certifique-se de que o seu relógio cardio ou relógio GPS tem memória suficiente e duração de bateria para te seguir nas suas aventuras.
© Photo Polar
Os dados que lhe interessarão principalmente ao escolher um relógio de desportos para corrida serão os da frequência cardíaca. Isto permitir-lhe-á conhecer em tempo real a sua ritmo cardíaco e coordená-lo com o objetivo dos seus treinos. De facto, dependendo se está a preparar-se para uma prova de resistência ou se o seu objectivo é perder peso, o ritmo cardíaco ideal não será o mesmo, por isso é importante ser capaz de o monitorizar em tempo real. Existem dois tipos de relógios cardio:
Se o ritmo cardíaco é uma peça chave no progresso dos seus treinos, você deverá investir em um relógio GPS cardio. Além do que isso vai permitir que deixe o seu smartphone em casa e o relógio enviará as informações em tem tempo real do GPS. Este tipo de relógio com sensor cardíaco permitirá portanto saber o número de quilómetros percorridos, mas também consultar o seu ritmo, saber quando deve acelerar ou abrandar e a sua resistência ao esforço. Estes dados serão imprescindíveis para ajustar seu desempenho nas próximas sessões.
Altímetro: nas montanhas entender o seu rendimento em função da altitude, pode ser muito interessante até mesmo para decidir o tipo de corrida que gostaria de participar, pois a altitude pode interferir na sua condição física, ritmo cardíaco e assim no seu desempenho.
O contador de calorias: Muitas pessoas começam a correr quando decidem perder peso. Esta opção permite que você conte as calorias queimadas, e muito facilmente quantificar o resultado de seus esforços e assim permanecendo motivado.
A programação de treino: os relógios mais avançados relógios cardio-GPS são verdadeiros assistentes de treino. É de facto possível personalizar completamente o seu relógio de desporto e configurá-lo de acordo com os requisitos do seu programa desportivo do dia. Por exemplo, se vai sair para uma sessão dividida, não há necessidade de manter os olhos no temporizador para saber quando deve mudar de ritmo. Programe as funções e deixe o seu relógio de desporto de corrida te instruir.
Osrelatórios específicos: os corredores mais experientes (ou exigentes), podem escolher um relógio de desporto de corrida cardio-GPS cujas funções são mais detalhadas entre elas a programação da frequência cardíaca nos intervalos à sua escolha.
É BOM SABER: NÃO DESCUIDE DO CONFORTO
Seria uma pena escolher um relógio com uma gama de funções altamente disponíveis, mas que sinta um desconforto ao utilizá-lo. Alguns modelos variam em tamanho, e muitas vezes são maiores do que muito relógios que utilizamos no do dia-a-dia.
Escolher um relógio de corrida que atenda às suas necessidades é uma ótima maneira de analisar suas corridas e progredir. Então, se a corrida é seu novo vício, esse você não poderá largar!
OS TRÊS PONTOS-CHAVE A SEREM LEMBRADOS AO ESCOLHER UM RELÓGIO DE CORRIDA: